Descrição Geral
Avaliações
A Maçonaria Operativa proveniente da Idade Média, caracterizada pelos obreiros, e, posteriormente, a Maçonaria Especulativa, legada pelo Renascimento, foram fundamentais para a evolução da Ordem.
Ambas constituem o que hoje podemos chamar de Maçonaria Moderna, que buscou seu aprimoramento e sua atualização na transição da Operativa para a Especulativa.
Essa transição se deu com a inclusão de profanos, que passaram pelo rito de Iniciação.
Para o autor Keith B. Jackson "a maioria dos Graus que integram o sistema maçônico é derivada de temas louváveis que estão registrados nas Sagradas Escrituras e possuem uma lição moral a ser ensinada". Desde o seu princípio, a Maçonaria preocupava-se com os acontecimentos da época, pois dessa forma era possível contribuir para a melhoria da vida dos indivíduos tanto no âmbito socioeconômico quanto cultural.
Entretanto, alguns estudiosos afirmam que a sociedade iniciática é muito mais antiga, já que símbolos utilizados em rituais maçônicos foram encontrados em túmulos e pirâmides egípcias de sete mil anos.
Além da Maçonaria Simbólica foi escrito com o intuito de ampliar a visão do maçom em relação aos diversos Graus existentes por meio da exploração da história das diversas Ordens Maçônicas atualmente operantes na Inglaterra.
A obra também apresenta um quadro comparativo dos Graus trabalhados na Inglaterra, EUA, Escócia e Irlanda.
Características
- Autor: KEITH B.JACKSON
- Formato: 14 x 21 cm
- ISBN: 9788537001264
- Páginas: 164