Descrição Geral
Avaliações
"Gepeto era um homem bom que morava sozinho numa casa. Como era habilidoso e sentia falta de companhia, fez um boneco de madeira.
- Seu nome será Pinóquio - disse ele, ao terminar o boneco. - Pena que não possa nem falar! Mas não faz mal. Mesmo assim, será meu amigo! Certo dia, enquanto Gepeto dormia, a Fada Azul foi visitar Pinóquio. E disse, ao entrar: - Pimbinlimpimpim!
E nesse momento, por encanto, Pinóquio deu um pulo e gritou: - Estou vivo! Não sou mais um boneco qualquer! Obrigado, Fada! Agora, Gepeto terá com quem conversar!" - Pinóquio, Virtual Books.
David, o modelo de robô inteligente, capaz de aprender e expressar sentimentos, interpretado pelo ator Haley Joel Osment (o menino de O Sexto Sentido), no filme Inteligência Artificial - Warner Bros - também procurou pela Fada Azul para que ela o transformasse em um menino humano. Pelo filme, pode-se observar que David está no topo da linha em termos de desenvolvimento mecânico. Diferente dos modelos anteriores, ele realmente consegue absorver informações e imagens e colocá-las numa ordem bem humana. Ele também pode conectar essas idéias às suas emoções, e começa a pensar sobre a sua própria realidade.
Quanto mais humanos os robôs se tornam, menos confortáveis os humanos que os empregam se sentem com eles. E, principalmente, com David, que foi construído para sentir.
A linha que separa o humano do robô é muito tênue. A Inteligência Artificial (IA), explorada no filme e no livro Inteligência Artificial - Um Guia para Iniciantes, é o estudo do comportamento inteligente. Blay Whitby, pesquisador do assunto há 20 anos, apresenta na obra aspectos relevantes a respeito da IA. Segundo ele, muitas são as pesquisas, e algumas já apresentam resultados satisfatórios, como programas que fazem suposições, debatem, e robôs que foram desenvolvidos e estão sendo ensinados por humanos a terem sentimentos.
Características
- Autor: BLAY WHITBY
- Formato: 14 x 21 cm
- ISBN: 9788573748031
- Páginas: 160