Descrição Geral
Avaliações
Os Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola não é um Tratado de Orações que se pode ler e pôr em prática ensinamentos esparsos ou de meditações para a vida diária.
É um rígido manual de conduta em que, por meio de exercícios praticados com disciplina e ininterruptamente, têm a finalidade de aperfeiçoamentos sucessivos. Para introduzir o fiel na verdadeira finalidade dos Exercícios e instruí-lo sobre o método, o livro traz Anotações (orientações) e uma analogia apropriada na primeira delas: "Do mesmo modo que caminhar e correr são exercícios físicos, estes preparam e dispõem a alma de mecanismos que permitem livrá-la de tendências erradas, entrar em contato com a Vontade Divina e conseguir a salvação".
As orientações prosseguem informando que o praticante deverá ficar recluso trinta dias, ou quatro semanas, mas que alguns penitentes poderão levar mais tempo para obter a contrição de seus pecados. A condição de solidão é fundamental para que o fiel acolha os dons do Senhor.
A primeira semana trata da purificação dos pecados, bem como da morte e do julgamento dos homens. Os exercícios das segunda e terceira semanas referem-se à profunda contemplação da existência, tendo sempre como modelo a vida do Cristo. A última semana representa a busca de uma íntima relação com Jesus.
Esta é uma obra clássica da literatura mundial, que há quase cinco séculos vem sendo passada às gerações, privilegiando a busca da espiritualidade e resgatando uma parcela da História da Companhia de Jesus.
Características
- Autor: INACIO DE LOYOLA
- Formato: 14 x 21 cm
- ISBN: 9788573746945
- Páginas: 140